sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Greias

oje apeteceu-me voltar à mitologia grega. Estava eu muito bem a andar aqui pela net, quando me deparei com as GREIAS. 
Na mitologia elas eram 3 irmãs que compartilhavam entre si, um só dente, e um só olho. Ela pediram a Zeus que lhes desse vida eterna, apenas se esqueceram de pedir juventude eterna (com os Deuses, tudo especificadinho faça favor), e por isso desde o seu nascimento elas estavam condenadas a viver e a envelhecer para sempre. 
Sinceramente deve ser horripilante viver velha e cada vez mais velha para sempre, mas eu, sinceramente... Viver para sempre é muito tempo.
Claro, que se forem como maior parte das velhinhas, e não só, vão passar o resto da eternidade a falar mal do vizinho ou da vizinha no banco do jardim. É mais ou menos como um jornal ambulante mais velho do mundo, iniciado na Grécia Antiga. Visto deste ponto até que dava geito. E claro que com um olho removivel podiam saber tudo e mais alguma coisa da vida das outras pessoas, isso se quando fossem apanhadas conseguissem andar com a reumática de mais de 2000 anos. É a decandência meus amigos, a imortalidade custa. Claro que as más-linguas, naquele caso também ajudavam, né? Imaginem o episódio, trés caquéticas a espiarem com o olho debaixo da porta e depois ao fugirem (se conseguissem) caiem num buraco. Chama-se a isto Karma. 
Mas voltado ao que interessa. Estas 3 velhinhas podem ser vistas no Hércules; No Confronto de Titãs; e no Percy Jackson e os Olimpianos; E são sempre retratadas como seres que sabem tudo e que vê tudo com o olho. Mas, tal como Perseus lhes fez, elas não estavam à espera que ele lhes roubasse o olho, hã?
Bem feita para não andarem a esconder a medusa do Perseus. 
Beijos AMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário